O CURIÓ

 

Oryzoborus angolensis, popularmente conhecido como curió, é uma ave passeriforme da famÍlia Emberizidae, nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Pode ser encontrada nos seguintes paÍses: Argentina, Belize, BolÍvia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Nome: Curió

Outro Nome: Avinhado

Nome CientÍfico: Oryzoborus angolensis

Significado do Nome: Curió significa na linguagem indÍgena "Amigo do homem".

Ordem: Passeriformes

FamÍlia: FringÍlidas

Nome em Inglês: Thick-billed (Lesser) Seed Finch

Nome em Espanhol: Semillero Picogueso

ALimentação no Habitat Natural: Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes com exclusividade na semente do capim navalha.

Cor: marrom quando novo. Depois de completar 420 dias suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e sua barriga e peito fica na cor vinho, a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta.

Localização: Todo o Brasil e alguns lugares da América do Sul. Habita as regiões litorâneas brasileiras.

Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.

Tamanho: 14 cm.

Época de Acasalamento: Ocorre no mês de agosto até o fim de março.

Fêmea - InÍcio do PerÍdo Fértil: 6 meses a 1 ano.

PerÍodo de Incubação: 12 dias.

Números de Ovos: De 1 a 3 ovos por ninhada.

Muda (Troca de Penas): Acontece entre março e junho.

O nome Curió na lÍngua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos Índios. Esta caracterÍstica de se aproximar do ser humano, a sua elegÍ¢ncia, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. O bicudo (oryzoborus maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor, só que um pouco maior e é todo preto e com a mesma mancha branca na asa. O canto de curiós e bicudos é tão apreciado que, nos concursos, essas qualidades são muito importantes.

O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai, porém, os aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes.

No Brasil já foram encontrados mais de 128 cantos diferentes e, os mais conhecidos são: Praia Grande, Paracambi, Uberaba, VI-TE-TÉU, GOIANA e Mateiro (que é o natural do pássaro). Quanto a repetição pode ser curto (de 1 a 4) ou longo (mais de 5). O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário do litoral brasileiro e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto.

O curió além de excelente cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo assim a pureza de suas notas musicais caracterÍsticas. O melhor tempo para o curió aprender a cantar é quando novo , ainda com 3 meses. Colocando o pássaro para escutar o canto de fita, CD ou de um mestre (pássaro do plantel que tem o melhor canto), mas também pode aprender depois de velho se ele for cabeça mole (nome dado pelos criadores, um curió que ao escutar um canto diferente do seu troca de canto). Você pode encontrar cd contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Para conseguir informações de como obter esses cd's consulte as Associações de Criadores.


Fontes:

Curió Praia Clássico: http://www.curiopraiaclassico.com.br/

Curió - Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oryzoborus_angolensis

Criadouro Tropical

Rg. IBAMA: 208631

Contato:
Tel. Fixo : (79) 3252-4105
Celular: (79) 9134-2261

Entre em contato e confira as genéticas e nossos preços!

Alessandro Moura - Sócio A.O.P.E.: 562 - Rg. IBAMA: 208631 - Aracaju-SE